05 maio 2006

Esquerdização?

Clóvis Rossi, na Folha de hoje:
De direitos e respostas
"Depois de alguns brucutus que ocuparam a subsecretaria de Estado para assuntos hemisféricos (na prática, as relações com a América Latina), o novo titular, Thomas Shannon, parece ter uma boa compreensão do que se passa no antigo (ou ainda?) quintal dos EUA.
Em vez de ver uma "onda esquerdista", que provoca urticária em tantas epidermes brasileiras e latino-americanas, Shannon diz, conforme relato do correspondente Sérgio Dávila na Folha de ontem, que foi a falta de resposta aos direitos da população a responsável pelo "surgimento de um novo populismo, especialmente na zona andina".
Ainda acrescentou, também corretamente, que, ao contrário do populismo do passado, a nova safra "leva consigo um certo nível de ressentimento social, o que é preocupante".Por partes, o que Shannon está dizendo é:
1 - Foi o fracasso das políticas ditas neoliberais ou propiciadas pelo Consenso de Washington o responsável pela ascensão de todos os governantes, digamos heterodoxos, que pipocaram na América Latina nos últimos anos.
Assim como o sentimento da maioria do eleitorado de que FHC fracassara ou desencantara fabricou Lula, o fracasso dos partidos venezuelanos tradicionais fabricou Chávez. A listagem poderia prosseguir ao infinito.
Não é, portanto, que o tal de povo latino-americano tenha virado da noite para o dia comunista, marxista, socialista, populista ou que "ista" você preferir. Não. Faltou "resposta aos direitos da população", na interpretação de Shannon, que pode ser tudo, mas de esquerda com certeza não é.
2 - Conseqüência natural da falta de respostas: ressentimento. Preocupante, como diz Shannon, mas explicável. Evo Morales e Hugo Chávez buscam respostas de uma forma, Lula, de outra, Kirchner, de outra. Preocupante mesmo será se caminhos diferentes derem em nada, como no passado recente e não tão recente."

2 comments:

Blogger lagarto said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

03 junho, 2006 14:41  
Blogger lagarto said...

Eu estou distante, portanto, não vivo o problema, embora as duas palavras que me vêm à cabeça quando penso em países da América Latina (para além de magnificas paisagens naturais boas para o turismo) são miséria e insegurança...sabendo que estes problemas sociais são depois umas bolas de neve que aumentam de tamanho à medida que avançam no terreno, gostava que me dissesse, na sua opinião, qual foi a primeira e mais profunda raíz destes problemas da sociedade brasileira, por exemplo.

Quanto ao problema esquerda vs direita, confesso que me inclino para a direita e penso que o problema da América Latina extravasa e de que maneira os limites da discussão direita vs esquerda...concorda? A desilusão de um povo é factor para instabilidade, mas adoptar uma postura que eu considero de esquerdista como a de viver em miséria e cruzar os braços à espera que o governo decida por nós, que nos dê tudo, sem que tenhamos um pouco de iniciativa para levar as coisas para a frente não me parece justo para quem governa e para quem é governado.
O contrário é também muito difícil. Pensar à direita, com iniciativa privada é uma solução que não é imediata...pois quem vive na miséria não terá capacidade para montar um negócio ou empresa...concorda?

A grande desilusão do povo não passa pela direita e pela esquerda, passa pela mentira, exploração e corrupção da classe politica, muito mais ainda aí na América do Sul, em que os escândalos são diários...o poder é amnésico para quem o tem e Lula da Silva é prova disso...via-o na televisão no movimento dos sem terra e vejo-o agora...acha que é a mesma pessoa? Não me parece...

O Brasil é um país de sonho que, como português, adorava conhecer...mas a palavra insegurança que quase diariamente vejo através de noticias deixa muita gente de pé a trás em relação a esse país...creio sinceramente, na minha opinião, que o primeiro passo para melhorar tem de ser o de devolver a segurança para que as pessoas consigam andar à vontade na rua...é também uma bola de neve!
Com isso os turistas seriam ainda mais apelados a visitar o vosso país, quanto mais turistas houver, mais emprego é preciso ter, directamente relacionado ou indirectamente também, pois o turismo envolve muitas outras indústrias...e vamos a ser sinceros, as belezas naturais já vocês têm! Coragem e força para os meter todos atrás das grades, nem que para isso façam mais prisões! Devolvam as ruas ao povo pobre mas honesto que gosta de trabalhar e, com segurança, terão em mim um visitante regular! A mim e muitos mais milhares...

Um abraço do outro lado do Atlântico

www.ovacuodamente.blogspot.com

03 junho, 2006 14:49  

Postar um comentário

<< Home