08 março 2006

Livro da Semana: O atentado

Yasmina Khadra é o pseudônimo de Mohammed Moulessehoul, escritor argelino já amplamente conhecido, mas que no Brasil somente agora tem uma obra publicada. Porém, não poderia ser melhor sua estréia: O Atentado é um livro fascinante. Provocou reações fortes do Hamas e de intelectuais de esquerda franceses.
A obra conta a história de Amin, cirurgião israelense de origem palestina, que sempre se recusou a tomar partido nos conflitos que opõem seu povo de origem a seu povo de adoção e dedicou-se integralmente a seu trabalho e à esposa, que ama apaixonadamente. Até que um dia um kamikase se faz explodir dentro de um restaurante em Tel-Aviv e Amin é obrigado a reconhecer o corpo mutilado da bela Sihem, sua mulher, acusada de ser a mulher-bomba, a protagonista daquele cruel atentado suicida. Uma cena comum nesta guerra, mas que revira o destino de Amin. Sentindo-se duplamente traído, ele começa uma investigação que o conduz ao coração do inferno e o coloca frente a uma situação que ele se recusava a enfrentar após tantos anos de vida na neutralidade. Yasmina Khadra consegue a grandeza de colocar em cena o trágico destino de judeus e palestinos em um texto empolgante, que prende o leitor da primeira à última página.
Em uma de suas passagens, um eremita afirma:
"- O judeu vive errante porque não suporta que os muros o cerquem (...) Não é por acaso que construiu uma muralha para nela lamentar-se. Sharon está lendo a Torah ao contrário. Acha que protege Israel de seus inimigos e só faz enclausurá-lo em mais um gueto, menos terrível, com certeza, mas tão injusto quanto..."
E em seguita, conversando com Amim:
"- Todo judeu da Palestina é um pouco árabe, e nenhum árabe de Israel pode achar que não é um pouco judeu.
- Concordo inteiramente com você. Então, por que tanto ódio num mesmo sangue?
- Porque não entendemos muita coisa das profecias nem das regras elementares da vida."
Não só por este pano de fundo extremamente atual, mas também por ser um ótimo romance, e muito bem escrito, recomendo a leitura. Garantia de algumas horas de prazer!


Posted by Picasa

1 comments:

Anonymous Anônimo said...

esse livro ainda nao foi publicado por aqui, mas já está na minha Wish List ;)
obrigada pela recomendacao.

20 março, 2006 10:15  

Postar um comentário

<< Home