21 fevereiro 2006

Rantings of a Sandmonkey

Para aqueles que ainda se interessam em entender esse nosso mundo e em discutir seus acontecimentos, um blog instigante está no ar: trata-se do blog de Sandmonkey ( http://egyptiansandmonkey.blogspot.com/ ), um egípcio que prefere não se identificar, mas que escreve suas opiniões direto do Cairo, desafiando os riscos que tal atitude desencadeia (vale lembrar que há restrita liberdade de imprensa no Egito, e já ouve caso de um blogueiro preso por conta dos posts de seu site).
Sandmonkey virou celebridade com a atual onda de protestos dos muçulmanos contra as charges ofensivas a Maomé, publicadas em jornais europeus. Mais ainda porque ele é egípcio, árabe e muçulmano.
Há aproximadamente duas semanas, ele saiu do anonimato, ao denunciar os protestos que pipocaram nos países árabes como uma manipulação de líderes árabes. Lembrou que as charges haviam sido publicadas fazia mais de três meses, e nenhuma reação foi percebida então! "Por que ninguém reclamou na época, só depois?", questionou. Para ele, os protestos foram politicamente manipulados. Desde o começo, ele se manifestou a favor da liberdade de imprensa, ainda que considerasse as charges desrespeitosas com sua religião.
Enfim, vale a pena visitar o site, que é atualizado diariamente. Conta charges e textos interessantes e instigantes. Ótima pedida!