25 outubro 2005

Vladimir Herzog - 30 anos

Hoje completam-se 30 anos do assassinato do jornalista Vladimir Herzog, então diretor de jornalismo da TV Cultura, pela ditadura militar brasileira. Herzog foi intimado a depor, tendo chegado ao DOI-CODI (mais brutal órgão da repressão da ditadura) na manhã do dia 25 de outubro de 1975, acreditando que prestaria depoimento e voltaria para casa ainda a tempo de almoçar com sua mulher - de quem ele se despedira naquela manhã com um beijo, ela ainda adormecida na cama, sem saber que seria sua despedida final.
Nas dependências do DOI-CODI, todavia, Herzog foi torturado até a morte, por se negar a admitir sua ligação com o Partido Comunista Brasileiro. E ao já escabroso fato sucedeu-se um show de mentiras. As autoridades militares afirmaram que ele teria se suicidado com uma tira de pano. A situação que a foto abaixo mostra evidencia ser impossível de se confirmar o suicídio.
Sucederam-se atos de intimidação da imprensa e dos familiares, e o episódio ficou marcado pra sempre na triste memória do período da ditadura, que durou de 1964 a 1985 no Brasil.
Esta imagem e a memória de Herzog devem servir para que fatos como estes jamais se repitam, independente da ideologia que sirva de apoio a tiranias e ditaduras.


Herzog encontrado morto na cela do DOI-CODI Posted by Picasa