15 agosto 2005

Percam o medo e saiam às ruas

Pronto, gente. Quem ainda tinha medo, pode perdê-lo, lendo o comentário de Lúcia Hipólito, hoje, na CBN:


"Uma das principais preocupações dos leitores, no meio desta crise pavorosa, é com as hipóteses de sucessão do presidente Lula, na eventualidade ainda hoje remota de um processo de impeachment que resulte no afastamento do presidente.
Se isto um dia vier a acontecer, não há como não se afastar também o vice-presidente, que foi eleito junto com Lula. É diferente do caso de Fernando Collor, quando Itamar Franco não foi em nenhum momento associado com os casos de corrupção que envolveram o ex-presidente.
No Brasil de hoje, se ficar provado que a campanha eleitoral de 2002 foi paga com dinheiro de caixa dois, ou ainda se ficar provado que José Alencar sabia que o apoio de seu partido foi comprado pelo PT, como acusa o ex-deputado Valdemar Costa Neto, o vice-presidente será inevitavelmente arrastado no processo junto com o presidente Lula.
E aí, o pesadelo dos leitores – vamos falar claro – é a hipótese de a presidência da República cair no colo do deputado Severino Cavalcanti.
Mas este pesadelo não corre o menor risco de se tornar realidade. E quem afirma não sou eu, mas a Constituição brasileira. O artigo 80 declara que, em caso de vacância dos cargos de presidente e vice-presidente, serão chamados a exercer o cargo, primeiro o presidente da Câmara, depois o presidente do Senado e depois ainda o presidente do Supremo Tribunal Federal.
Muito bem. Mas o artigo seguinte, o 81, afirma com todas as letras que, se a vacância dos cargos de presidente e vice-presidente ocorrer nos dois últimos anos do mandato, serão convocadas eleições dentro de 30 dias.
Estas eleições serão indiretas. O presidente e o vice-presidente serão eleitos pelo Congresso Nacional e completarão o mandato.
Assim, na hipótese remota de Lula e José Alencar serem afastados como resultado de um processo de impeachment, o máximo que pode acontecer é o país ter Severino Cavalcanti como presidente da República por 30 dias.
Por mais criativo que seja, Severino não conseguirá tocar fogo no país nesse período. Ninguém precisa perder o sono por causa disso."

1 comments:

Anonymous Anônimo said...

Keep up the good work »

06 março, 2007 05:48  

Postar um comentário

<< Home