26 julho 2005

Tudo isto existe, tudo isto é triste, tudo isto é fado

O senador Jefferson Peres, uma das raras exceções da política brasileira - em vários sentidos, seja em relação a honestidade ou cultura - brindou-nos esses dias, na CPMI, com um momento raro.
Não inquiriu Delúbio Soares, afirmando ser uma perda de tempo inquirir uma testemunha que chegava ali munida de um habeas corpus, ou seja, estava lá para mentir deslavadamente (um desses mistérios que a legislação brasileira permite, pois a dona da Daslu não teve esta mesma possibilidade, não foi avisada antes. Por que junto com ela não invadiram também a casa de Delúbio e cia.? Note-se que não defendo a impunidade para a Daslu; defendo ações iguais para todos; se prisão para ela, prisão também para a máfia petista!).
Mas, voltando a Jefferson Peres (PDT), alegou que não havia razão para inquirir Delúbio. E, sobre o momento por que passamos, acrescentou: "tudo isto existe, tudo isto é triste, tudo isto é fado".
Como este site sempre valoriza a cultura, como já fez em relação a Roberto Jefferson (vide a nota sobre Lupicínio), fui buscar as informações sobre a frase do senador Peres. É uma música, um famoso fado português, interpretado por Amália Rodrigues, famosa cantora lusitana. E segue a letra:
...................
Tudo isto é fado (Amália Rodrigues)
"Se queres ser o meu senhor
E teres-me sempre a teu lado
Nao me fales só de amor
Fala-me também do fado
E o fado é o meu castigo
Só nasceu pr'a me perder
O fado é tudo o que digo
Mais o que eu não sei dizer
Almas vencidas
Noites perdidas
Sombras bizarras
Na Mouraria
Canta um rufia
Choram guitarras
Amor ciúme
Cinzas e lime
Dor e pecado
Tudo isto existe
Tudo isto é triste
Tudo isto é fado"