06 junho 2005

Por um país mais trabalhador e cada vez mais burro

Tenho me surpreendido com algo que escuto com relativa frequencia: a idéia de que estudar e não fazer nada são sinônimos! Já perdi a conta das vezes em que amigos meus (muitos deles que não estudam, ou estudam à meia-boca), que trabalham, me disseram: "Vai lá tu e faz a mão pra gente, já que tu não faz nada mesmo"!
Um dia eu disse: "Cara, se estudar é não fazer nada, então sou o maior vagabundo desse país, porque tenho aula todos os dias, de manhã e de tarde, e ainda estudo línguas à noite e faço cursos nos sábados pela manhã". Como sê vê, um belo vagabundo...
Sinceramente, não sei de onde surgiu essa idéia bestial. Ou é fruto de mentes tão burras e inaptas ao conhecimento - e que portanto o consideram inútil, dado que inacessível a elas - ou de mentes bitoladas que acreditam que é possível o desenvolvimento pessoal e intelectual sem estudo.
Tá certo que muitas pessoas precisam trabalhar, pois em um país pobre como o nosso não dá pra viver sem batalhar por algum trocado... Mas e aquelas que não precisam disso? Que têm familias que podem arcar com seus estudos? Por que jogam fora esse momento vital de desenvolvimento intelectual e pessoal?
Waldez Ludwig, que presta acessoria a diversas grandes empresas, trata sempre da educação dos empregados. E diz que ocorre com grande freqüência a seguinte situação: o empregador pergunta ao postulante à vaga: "Quantas horas você estuda por semana?". Este responde: "Não, eu já saí da faculdade, hoje eu trabalho, não tenho tempo pra estudar". A recomendação de Waldez é clara: jamais dê emprego a esse tipo de pessoa. Porque alguém que acredita que estudar é algo que se limita a só um determinado momento da vida, é alguém que jamais vai crescer e "transitar", como ele mesmo gosta de falar.
O Brasil possui uma lista infindável de explicações para seu atraso e subdesenvolvimento, e com certeza este desprezo pelo estudo é mais uma delas.

2 comments:

Anonymous Anônimo said...

Xandi, foi com imensa satisfação que li os textos do teu blog, todos muito bem escritos, mas este aqui, em especial, merece um comentário. Tens toda a razão quando criticas aqueles que, além de não estudarem, desvalorizam quem se dedica ao aprimoramento da cultura e do intelecto. O mundo é dinâmico e não ter sede de aprender significa, no mínimo, falta de disposição para evoluir...esses sim são os autênticos vagabundos. Grande abraço, sucesso nos teus projetos.

07 junho, 2005 02:20  
Anonymous Anônimo said...

Where did you find it? Interesting read » »

21 fevereiro, 2007 00:14  

Postar um comentário

<< Home