19 junho 2005

O gaúcho, esse culto! Será verdade?

Como havia escrito, estou em São Paulo. Eu não pretendia escrever durante minha estada aqui, mas um fato me chamou a atenção: lendo a Vejinha São Paulo (edição que acompanha a Veja principal e que, infelizmente, não existe em Porto Alegre), constatei um fato que, ainda que já desconfiasse, me surpreendeu:
Estão em cartaz em São Paulo, nesta semana, 49 peças de teatro!!! E entre essas 49 peças, a grande maioria de excelente qualidade, e não peças de fundo de quintal... Mais ainda, peças que ficam em cartaz por meses, e não somente durante um final de semana, como ocorre SEMPRE em nossa cidade... Ah, em São Paulo existe teatro durante a semana! (ainda não entendi por que o gaúcho só pode assistir teatro de sexta a domingo...) Se procurarmos comparar o número de apresentações que ocorrem em um mês na cidade de São Paulo e em Porto Alegre, o número é desanimador. Fazendo uma conta simples, São Paulo tem em torno de sessenta vezes mais apresentações de teatro do que Porto Alegre.
A esta altura, para meu deleite, muitos já estão argumentando: ok, mas São Paulo é "x" vezes maior que Porto Alegre, tem "x" vezes mais população! Ledo e ivo engano: usando dados do IBGE (Censo de 2000): São Paulo tem 10.434.252 habitantes; Porto Alegre, 1.360.590. Já fizeram as contas? São Paulo tem 7,66 vezes mais gente do que nossa cidade; e 60 vezes mais apresentações!!! E agora, onde ficam as explicações? Se fizermos as contas utilizando dados referentes a renda, a disparidade continua alarmante...
Isso tudo me levou novamente a considerar que vivemos em uma província, e não em uma cidade! É uma pena que um povo dito tão culto, como o gaúcho, sofra na verdade de uma falta crônica de incentivo à cultura... As velhas explicações, de que São Paulo é muito maior e muito mais rica, não se sustentam, como mostrei acima... A verdade é que, comparados a São Paulo, somos pobres, sim.... pobres de cultura!